A maioria das funcionalidades do LibreOffice tem um nome autoexplicativo, a função de Filtro não é diferente. A ideia é possibilitar filtrar os dados de um conjunto de tabelas, quando a relação de dados é extensa é um recurso bem útil. Como exemplo, é possível exibir o resultado de um município em meio a vários, tornando a visualização e análise mais simples.
Há três opções de filtragem: auto filtro, filtro padrão e filtro avançado. Para ter acesso selecione o intervalo de dados analisado (também conhecido com matriz) e acesse o menu Dado – Filtro e selecione uma das opções de filtro. Vamos a explicação de cada funcionalidade.
Filtro – Auto filtro
O auto filtro é uma das opções mais rápidas de filtro e também mais flexível. Ao selecionar a opção, automaticamente será criado no topo da matriz uma seta para seleção da informação a ser filtrada, ao clicar no combo (ou seta) será exibida uma caixa de diálogo com várias opções de filtro. Vamos as principais seguindo a ordem apresentada na Image 4.
- As duas opções iniciais são de classificação dos dados, pode selecionar na ordem crescente ou decrescente.
- O segundo bloco são opções predefinidas de filtros. A primeira opção de 10 primeiros resultados, exibi os maiores valores da coluna, só funciona com célula que possua números, a segunda opção é seleção dos dados vazios e, por fim, os não vazios.
- Filtro padrão é a segunda opção filtragem, explicarei a seguir.
- A relação exibida é a consolidação dos dados da coluna, desmarque a opção todos abaixo e selecione o resultado que deseja exibir, se quiser desmarcar ou marcar todas as opções utilize os botões ao lado de “todos”. Agora é só confirmar e os dados serão filtrados.
Dica: Sempre que o filtro estiver ativo, a seta ficará marcada em azul, como exemplo da imagem 02. Quando se faz muito filtros e queremos desabilitar algum, esta é a melhor forma de localizar os valores filtrados.
Filtro – Filtro Padrão
A funcionalidade é utilizada para definir critérios de filtros preestabelecidos, ao clicar na opção de Filtro Padrão poderá ser definido condições para seleção das informações, algumas das condições são >, <, contém, termina com, entre outras, acredito que cada opção são autoexplicativas, então não irei me aprofundar. É possível adicionar vários parâmetros, a medida que for sendo adicionados novos, deve-se especificar o operador E ou OU. O E determina que o filtro deverá atender as duas condições e o OU determinar uma condição ou outra.
Para deixar mais claro segue um exemplo, se selecionar o estado = Bahia E com população >= 5000, serão exibidos todos os municípios do estado da Bahia com população de 5.000 pessoas. No caso do emprego do OU, será exibido os municípios do estado da Bahia ou os municípios de vários estados que tenham população >= 5.000.
Na parte abaixo das condições, clique em Opções para exibir critérios adicionais de seleção. São elas:
- Distinção entre maiúsculas e minúsculas
- Expressões Regulares, como a ajuda do LibreOffice define “Se a caixa de seleção Expressões regulares estiver selecionada, você poderá usar expressões regulares no campo Valor se a caixa de listagem Condição estiver definida em ‘=’ IGUAL ou ‘<>’ DIFERENTE. Isso também se aplicará às respectivas células designadas para um filtro avançado.”
- Sem Duplicadas – exclui os dados duplicados da seleção
- Copiar dados para – copia a seleção efetuada para algum outro da planilha.
Filtro Avançado
Geralmente é o menos utilizado, mas é bem legal. Em resumo, com esta funcionalidade é possível definir critérios de seleção através de condições especificadas em uma tabela criada em outro local da planilha. O primeiro passo para definir um filtro avançado é definir a tabela com os critérios de filtros, copie e coloque a primeira linha da relação, depois especifique o que deseja ser exibido. A digitação das condições é livre, dependendo apenas do usuário, veja o exemplo na imagem 08.
No exemplo da imagem 08 foram especificados os seguintes critérios: ( UF = BA E NomeMunc = Dantas E População <20000 ) OU ( UF = Acre E NomeMunc = Bujari ) OU (UF = Rondônia E População > 5000). Fica bem mais claro na tabela! Este mesmo critério poderia ser aplicado no Filtro Padrão, mas seria bastante complicado detalhar toda a regra.
É importante entender que na tabela as condições na mesma linha são intercaladas com E, ex.: UF = BA ENomeMunc = Dantas E População <20000. E as linhas diferentes é intercalado com OU, ex: ( UF = BA E NomeMunc = Dantas E População <20000 ) OU ( UF = Acre E NomeMunc = Bujari )
Após feita a definição dos critérios, selecione a matriz (tabela com os dados), acesse o menu Dado – Filtro – Filtro Avançado. Na caixa “Ler os critérios de filtragem de” selecione a tabela elaborada. Ao clicar em Ok, automaticamente a tabela será filtrada com os critérios especificados. Bem legal, caso queiram alterar os critérios, modifique a tabela, selecione novamente Filtro Avançado.
Dica: Uma vez realizado o filtro avançado, ao acessar o filtro padrão será exibido uma caixa com todos os critérios especificados aplicados.
Para finalizar, caso queiram deletar algum feito realizado, acesse o menu de Filtro e a opção de Redefinir o filtro. Tem também a opção de ocultar o auto filtro, que faz basicamente a mesma coisa.
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