Ao final de uma análise de dados é interessante inserir uma marcação na coluna para sinalizar se o resultado é positivo ou negativo, uma excelente forma de fazer isso é através da formatação condicional. Como o nome da função diz, é possível formatar alguns resultados com base em algumas condições parametrizadas. Quando comecei a utilizar esta funcionalidade, os recursos eram bem limitados, agora ficou bem mais robusto e mais úteis. A utilização é relativamente simples, vamos ao passo a passo.
Selecione o intervalo que deverá ser incluso a formatação, pode ser uma tabela inteira, uma coluna ou intervalo aleatório, a ser definido pelo usuário. O uso mais comum é em colunas, irei utilizar esta forma como exemplo. Após a seleção dos dados, acesse o Menu – Formatar – Formatação Condicional. Será aberta uma caixa de diálogo da funcionalidade.
É possível fazer vários tipos de formatação: todas as células, pelo valor da célula, condição da fórmula e condicional por data, estes três últimos são mais simples. Vamos passar por cada uma das opções, iniciando pelas três últimas e concluindo com a opção de condição por todas as células, que possui mais opções de formações.
Formatação – O Valor da Célula é
A formatação é realizada com base nos valores das células, ou seja, será possível incluir critérios para definir em qual valores será aplicada a formatação especificada. Uma vez feita a definição de intervalo, será aberto um combo para selecionar o critério (valor igual a, maior que, entre e várias outras opções), a caixa de formatação irá se ajustar para inclusão dos dados de acordo com a opção do critério.
Uma vez definido o intervalo e critério de formatação, efetue a seleção de estilo a ser aplicado. Há cinco opções de formatação preestabelecida, mas é possível adicionar novos estilos selecionando a opção “Novo estilo” (meio óbvio, mas é bom esclarecer).
Ao selecionar a opção de Novo Estilo, a caixa de seleção com as opções de Novo Estilo será aberta, desta forma é possível selecionar a formatação desejada a ser aplicada na célula. O processo é simples, selecione as características que deseja aplicar, são várias – tipo de fonte, tamanho, cores e várias outras opções, no exemplo abaixo, selecione o formato da fonte Tahoma, tamanho 10, cor Azul e formato de porcentagem. Todas as alterações selecionadas ficam evidenciadas na aba Organizador, na parte “contém”.
Caso deseje alterar ou excluir o estilo criado, acesse o menu Formatar – Estilos e Formatação. Será aberta uma caixa com todos os estilos criados onde é possível criar um novo estilo e modificar, ocultar ou excluir um existente. Selecione a opção modificar para abrir a caixa da imagem 05 novamente e alterar a formatação.
Formatação – A fórmula é
Nunca utilizei esta função, tentei pesquisar mais detalhes, mas as únicas explicação que encontrei foi a da ajuda do LibreOffice: “Se selecionar A fórmula é como referência, insira uma referência de célula. Se a referência da célula é um valor diferente de zero, a condição verificará”. Tentarei obter mais detalhes, assim que consegui escreverei um post especifico sobre o assunto. Um vez estabelecido o critério, aplique o estilo conforme a opção anterior.
Formatação – A Data é
Esta função é aplicada para campos com data, neste caso é possível estabelecer o critério para aplicação da formatação condicional de acordo com as opções oferecidas. Depois selecionado, defina o estilo a ser aplicado, conforme explicado anteriormente.
Formatação – Todas as células
Este tipo de formatação oferecem quatro opções de formatação: escala de cores com duas entradas, escala de cortes com três entradas, barra de dados e conjunto de ícones. Esta é a funcionalidade mais interessante, pois cria uma marcação com escala de cortes, barra ou símbolos dentre o intervalo de células selecionadas. Sem dúvida é a minha favorita.
A função de escala de cores pode ser aplicada de várias formas: por valores, porcentagem, fórmula, mínimo, máximo e outras opções. Selecione o critério desejado e defina o valor desejado. Duas e três entradas funcionam da mesma forma, alterando a variação da escala de cores. Nas imagens abaixo dá para ver o efeito, apliquei na coluna população e mais abaixo fiz com 3 colunas.
A formatação de barra de dados cria uma escala nos valores selecionados, também há várias formas de fazer. É possível deixar a seleção automática, neste caso o sistema irá analisar os valores do intervalo selecionado e irá criar uma barra de acordo com o valor da célula em comparação aos demais. Caso queiram personalizar também é possível, pode-se definir valor, min, máx, percentual e outros. Clicando em mais opções é aberta uma caixa de diálogo para personalizar a exibição.
Por fim, para concluir este longo post, tem a opção de inclusão de conjunto de ícones. Este é bem legal, é possível escolher entre vários ícones, inclusive pode ser até 5 ícones. Adotar símbolos facilita a visualização do resultado e torna a planilha mais eficiente. No exemplo optei por adotar os smiles
Após a conclusão da formatação, caso queiram alterar algumas formatação acesse o menu Formatar – Formatação Condicional – Gerenciar. Nesta caixa é possível verificar todas as formatações criadas e efetuar as manutenções. Como de costume, deixarei a planilha utilizada como modelo em anexo para consulta.
Texto Copiado na integra de CAMILA OLIVEIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário